terça-feira, 27 de setembro de 2022

Escrevendo o artigo sobre racismo no cotidiano

Essa semana estou focada na escrita de um artigo sobre racismo no cotidiano, a partir do ataque racista sofrido pela família de dois atores famosos já postado aqui anteriormente. A partir dos comentários de anônimos e famosos, principalmente de mulheres pretas feministas, levantei algumas noções subsunçoras para a análise, entre elas, o que ficou bem explícito foi a questão da branquitude e o racismo, o que me levou a fazer diversas leituras sobre o tema. Compartilho aqui algumas referências importantes para o estudo:

1- O Pacto da Branquitude, por Cida Bento

2- Conversa com Cida Bento

3- Branquitude acrítica e crítica: A supremaciaracial e o branco anti-racista

sábado, 24 de setembro de 2022

Filme Marte 1

 

Ontem, assisti ao filme Marte 1, onde emergem muitos temas para reflexões sobre nosso cotidiano. Entre eles, as expectativas depositadas nos filhos e filhas por mãe e pai para realização de seus projetos de vida, impondo, na maioria dos casos, algo indesejado pelos jovens. Uma família que vive em um país que tem um governo que não os representa. Pela primeira vez um filme brasileiro de um diretor preto é escolhido para representar o nosso país no Oscar. Que venha o troféu em 2023! Cinema bastante povoado!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Encontro com o GPDoc Rural

Ontem tivemos encontro com o GPDoc Rural e início das aulas da disciplina Produção de conhecimento na contemporaneidade para estudantes do doutorado, ministrada por Edmea Santos. Fazendo co-docência com ela e Tatiana Rossini. Ficou acordado que na próxima semana eu serei responsável pela mediação da aula, fazendo uma discussão sobre Jornal de Pesquisa.  Dois textos meus foram compartilhados com os estudantes para leitura prévia:

1- O professor e a autoria em tempos de cibercultura: a rede da criação dos atos de currículo;


quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Mostra "Constelação Clarice"





Ontem, visitei a Mostra "Constelação Clarice" que explora a conexão entre a escritora e artistas visuais diversos, como Lygia Clark entre tantos outros. Junto com a beleza das imagens e esculturas, a riqueza dos textos da curadoria nos encanta. 

Só a caminhada pelo Instituto Moreira Salles já nos deixa felizes, com a arte presente em todos os seus espaços.

Lnçamento do livro Flores de ébano: escrita de si como prática de liberdade


Ontem, aconteceu na Kaza 123 o lançamento do mais novo livro de Alexandra Lima, Flores de ébano: escrita de si como prática de liberdade. Acompanhando seus rastros!!! Boa leitura para os estudos da educação e as relações étnico-raciais. Para saber mais, acesse o site Pensar a educação.




terça-feira, 20 de setembro de 2022

Encontro de revisão do Regimento do PPGEDUC-UFRRJ


Hoje passamos o dia no Seminário de revisão do regimento do PPGEDUC da UFRRJ, considerando as demandas atuais de formação. Dia de acolhimento e muitas aprendizagens, no campus de Nova Iguaçu. Organização perfeita da coordenação! Ainda tive o prazer de conhecer Renato Nogueira.





quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Live Desenho didático na educação online - UNEB

 


Ontem fiz uma live para o coletivo do Grupo de Pesquisa de Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais - DCETM que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC), do Departamento de Educação – DEDC – Campus I (Salvador-Bahia) da Universidade do Estado da Bahia.

A atividade foi um convite da colega/amiga Kathia Salles. A princípio, tive receio de me tornar repetitiva, pois fiz muitas lives sobre o tema durante a pandemia e o público presente poderia já ter visto alguma delas. Mas, cada experiência é única. Foi incrível! Muitas participações, várias perguntas emergiram para a conversa. Incorporei as novas diretrizes do MEC para o ensino híbrido, trazendo um olhar crítico, fundamentado nas discussões de estudiosos (ver alguns links abaixo):

ANPED

ANFOP

Nota técnica sobre o ensino híbrido


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Curso Escuta Criativa

Hoje, foi o último dia do Curso Escuta Criativa. A metáfora do encontro foi "Entrega ao Mar" - o rio chega ao mar. Após a escuta da música Cais de Milton Nascimento, foi realizada uma rodada sobre a retrospectiva onde cada uma trouxe uma memória marcante do processo do curso, buscando responder sobre o que nos moveu e nos energizou. Em seguida, foi solicitado uma autoapreciação, um fato observado nos encontros, a partir, pro exemplo, de uma pergunta que alguém fez, o que foi nutrido em mim e o que fiz nesse processo de grupo que me nutriu e me moveu. Depois, Isabelle compartilhou uma poesia que ela criou a partir do que ela observou das falas de cada uma que compôs o grupo. Por fim, foi solicitado que cada uma escrevesse uma carta endereçada para nós mesmas, buscando responder a seguinte pergunta: o que você imagina que daqui a um mês estará acontecendo com o seu criar? 

Ficou acordado que haverá um novo encontro daqui a um mês, ainda a ser agendado, para compartilhar o que aconteceu com o nosso processo criativo.


segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Dilemas da Pesquisa: novos rumos com a cartografia das redes da criação

Estive lendo e pensando sobre  o conceito que quero propor sobre redes da criação. A principio, no doutorado, foram as redes da criação de professores que emergiram a partir da pesquisa-formação. Agora, como estou cartografando a rede da criação das professoras, sem uma proposta de curso, apenas acompanhando os rastros delas nas redes sociais, posso criar o conceito incluindo as duas possibilidades. 

Nesse caso, penso que vou precisar escrever sobre cartografia como metodologia de pesquisa. Não sei se darei conta disso agora. Entre os vários textos que pesquisei, encontrei esse texto abaixo que achei interessante.

Mapeamento, Processo,Conexões: a cartografia comometodologia de pesquisa

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

As conversas como metodologia de pesquisa e as redes da criação

Hoje estive refletindo mais profundamente sobre as conversas como metodologia de pesquisa. Para teorizar sobre elas, busco subsídios no texto Sobre conversas de Aristóteles de Paula Berino, Carlos Roberto de Carvalho, Mailsa Passos, Nilda Alves e Paulo Sgarbi. 

O mapeamento das redes da criação das professoras se dá através dos vários documentos de processo escolhido para a pesquisa, mas destaco como um dos principais a transcrição das lives-conversas que estou fazendo com elas.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Encontro do Grupo de Pesquisa GPDoc

No encontro de hoje de manhã do GPDoc, transmitido via webconf, Edméa compartilhou e discutiu a organização das atividades do próximo semestre, que iniciará no dia 15/09. Fiz anotações sobre a disciplina da pós-graduação, onde farei co-docência. A primeira aula será realizada no dia 19/09, no horário das 15:00 às 18:00 h., mediada por ela e eu ficarei responsável pelas segunda e terceira aulas , dias 22 e 29/09. Os demais encontros serão compartilhados. 

Em seguida, tivemos mais uma aula do dispositivo de Jones que trata do letramento Acadêmico em Língua Inglesa.