REDES DA CRIAÇÃO E AUTORIA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS EM
TEMPOS DE CIBERCULTURA
Esta pesquisa se insere no campo de estudos da
formação/atuação de professores e tecnologias e educação. Será
orientada em torno da
questão: como ocorre o
processo/a rede de criação/autoria do/da docente
universitário (a) no contexto da cibercultura? O projeto tem como objetivo
compreender as concepções e práticas de autoria docente no cotidiano da
universidade. Assim, pretende-se criar dispositivos de pesquisa para:
identificar os móbeis internos e externos dos/das docentes para práticas
autorais no contexto da cibercultura; compreender o movimento que é gerado na
rede de criação docente, o qual envolve pessoas, objetos e saberes; identificar
as apropriações e sentidos que os/as docentes desenvolvem em seu
fazer pedagógico, a partir da interação com as tecnologias
digitais online e offline. A pesquisa, de cunho qualitativo,
será desenvolvida com base na
metodologia de pesquisa-formação
na cibercultura (Santos), considerando
seus fundamentos e procedimentos para
produção, análise e interpretação dos dados, com a abordagem da
complexidade (Morin) e os pressupostos da pesquisa nos/dos e com os cotidianos
(Alves). A pesquisa será desenvolvida na UFRRJ, e contará com a
colaboração de docentes, selecionados a partir dos atos de
currículo, com os usos de tecnologias digitais online e off-line.
O projeto nasce no anseio das discussões da tese de doutorado da
pesquisadora. O estudo bibliográfico terá como ponto de partida os
referenciais teóricos que contribuem para a discussão do/da
professor/professora como autor-criador do seu saber fazer docente, valendo-se do
princípio dialógico constituinte do ato da criação. De forma específica se
inspira nos estudos de Cecília Salles referentes ao processo da criação do
artista, em diálogo com os estudos da cibercultura (Lévy,
Lemos, Primo, Santaella) e formação de professores e
uso de tecnologia (Bonilla, Pretto, Silva).
Na prática da pesquisa-formação, continua
e articuladamente, analisaremos as
práticas pedagógicas em
diferentes espaçostempos da universidade as
itinerâncias, as narrativas das praticantes e os documentos de
processo. As etapas da pesquisa serão 1) revisão da
literatura; 2) atualização do Jornal de Pesquisa,
iniciado no doutorado; 3) participação em atividades formativas com
tecnologias digitais em rede na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
(UFRRJ), Campus Seropédica; 4) levantamento e produção de dados empíricos;
5) descrição, análise e interpretação de dados; 6) elaboração de indicadores da
rede da criação docente 7) produção escrita, divulgação e
publicação dos resultados. Com a pesquisa espera-se ampliar
compreensões acerca rede de criação do professo/da professora e
contribuir com referencial teórico e práticas que possam apoiar a
implementação de currículos e processos formativos na educação superior no
contexto da cibercultura.
Palavras-chave:
Autoria do professor –
Cibercultura – Rede da
criação – Cotidiano da
universidade
Esta
unive
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