A pesquisa: resumo

REDES DA CRIAÇÃO E AUTORIA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS EM

TEMPOS DE CIBERCULTURA

Esta pesquisa se insere no campo de estudos da formação/atuação de professores e tecnologias e educação. Será   orientada  em   torno   da   questão:   como   ocorre   o   processo/a   rede   de criação/autoria do/da docente universitário (a) no contexto da cibercultura? O projeto tem como objetivo compreender as concepções e práticas de autoria docente no cotidiano da universidade. Assim, pretende-se criar dispositivos de pesquisa para: identificar os móbeis internos e externos dos/das docentes para práticas autorais no contexto da cibercultura; compreender o movimento que é gerado na rede de criação docente, o qual envolve pessoas, objetos e saberes; identificar as apropriações e sentidos que  os/as docentes  desenvolvem em seu fazer pedagógico,  a partir da interação com as  tecnologias  digitais  online  e  offline. A pesquisa,  de cunho qualitativo,  será desenvolvida   com   base   na   metodologia   de   pesquisa-formação   na   cibercultura   (Santos), considerando  seus   fundamentos  e   procedimentos  para produção,  análise e  interpretação dos dados, com a abordagem da complexidade (Morin) e os pressupostos da pesquisa nos/dos e com os cotidianos (Alves). A pesquisa será  desenvolvida na UFRRJ, e contará com a colaboração  de docentes, selecionados a partir dos atos de currículo,  com os usos de tecnologias digitais online e  off-line.  O projeto nasce no anseio das discussões da  tese de doutorado da pesquisadora.  O estudo bibliográfico terá como ponto de partida os  referenciais teóricos que contribuem para a discussão do/da professor/professora como autor-criador do seu saber fazer docente, valendo-se do princípio dialógico constituinte do ato da criação. De forma específica se inspira nos estudos de Cecília Salles referentes ao processo da criação do artista,  em diálogo com os estudos da cibercultura  (Lévy,  Lemos,  Primo,  Santaella)  e  formação de professores e uso de  tecnologia (Bonilla,   Pretto,   Silva).  Na   prática   da   pesquisa-formação, continua   e   articuladamente, analisaremos  as   práticas   pedagógicas   em   diferentes  espaçostempos  da  universidade   as itinerâncias,  as narrativas das praticantes e os documentos de processo.  As etapas da pesquisa serão 1) revisão  da literatura;  2) atualização do Jornal  de Pesquisa,   iniciado no doutorado;  3) participação em atividades formativas com tecnologias digitais em rede na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Seropédica;  4) levantamento e produção de dados empíricos; 5) descrição, análise e interpretação de dados; 6) elaboração de indicadores da rede da criação docente  7) produção escrita,  divulgação e publicação dos resultados.  Com a pesquisa espera-se ampliar  compreensões acerca  rede de criação do professo/da professora  e contribuir com referencial teórico e práticas que possam  apoiar a implementação de currículos e processos formativos na educação superior no contexto da cibercultura.

Palavras-chave: 
Autoria   do   professor   –   Cibercultura   –   Rede   da   criação   –   Cotidiano   da
universidade

Esta

unive


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