sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Minicurso ANPED "Ciberfeminismos plurais: Multiletramentos crítics e narrativas de mulheres e aliades nas redes

 


O minicurso discutirá questões relacionadas ao ciberfeminismos plurais. Produções e autorias ciberfeministas. Multiletramentos críticos. Pesquisa-formação. Etnografia online. Cartografias. Narrativas no ciberespaço. Tem como objetivo 'compreender de que modo os ativismos e as autorias de mulheres ciberfeministas plurais e aliades em redes sociais como o Instagram podem inspirar docências feministas e antirracistas e mobilizar multiletramentos críticos".

domingo, 2 de abril de 2023

Avante: Cadê nossa boneca?

Descori semana passada a organização social Avante que faz a campanha "Cadê nossa boneca?". Uma iniciativa que tem como objetivo promover a diversidade e a representatividade nas bonecas infantis produzidas no Brasil. 

A campanha busca chamar a atenção das empresas fabricantes de brinquedos para a importância de criar bonecas que reflitam a diversidade do país e que permitam que todas as crianças se sintam representadas e valorizadas. É fundamental que as crianças possam se reconhecer nas bonecas que brincam, independente de sua cor de pele, cabelo ou características físicas. Além disso, a produção de bonecas que representem diferentes culturas, etnias e tipos de corpos pode ajudar a promover a aceitação da diversidade desde cedo.

Por isso, a campanha "Cadê Nossa Boneca" convida todos a se engajarem nessa causa, seja divulgando a iniciativa nas redes sociais, participando de eventos e ações promovidas pela campanha, ou ainda incentivando as empresas a investirem em uma produção mais diversa e inclusiva de brinquedos infantis.

Links sobre o assunto:

28/11/2021
Mesmo com debates sobre representatividade, bonecas negras somam apenas 6% dos modelos fabricados

24/04/202


terça-feira, 21 de março de 2023

Manifestação de Bárbara Carine sobre o caso de racismo recreativo de uma BBB 23

Rafaella Tuma, ilustradora com o quadro de vídeos animados no BBB 23, fez uma publicação racista em seu Instagram com 2,6 milhões de seguidores, no último domingo, dia 19/03.

Bárbara se manifesta em seu Instagram fazendo uma crítica aos pedidos de desculpas feitas pelos brancos que funcionam como uma borracha que apaga toda a sua culpa. Para os pretos, não importa o tamanho do erro, não existe perdão, existe prisão.


Live com Bárbara Carine Soares Pinheiro



Hoje, fecharemos o ciclo de lives da minha pesquisa de pós-doutorado, com professoras-pesquisadoras feministas que nos inspiram na luta antirracista e na descolonização de saberes. Teremos o prazer de conversar com Bárbara Carine sobre o seu processo criativo/autorias em ambientes online e presenciais.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A Lei 10.639: comentários de especialistas

 

A Lei n° 10.639 na visão de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Racismo Sistêmico

A produção do artigo O RACISMO COTIDIANO: UM CASO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA CIBERCULTURA, nos levou as pesquisas de um conceito novo para nós "O racismo sistêmico". Segue alguns links importantes:

1- “CADÊ A CRIANÇA NEGRA QUE ESTAVAAQUI?” DA VISIBILIDADE SELETIVA AOAPAGAMENTO DA CRIANÇA NEGRA NA BNCC

2- ONU cita caso de Miguel como exemplo de "racismo sistêmico" na pandemia.

3- Racismo sistêmico e o impacto das políticas de ação afirmativa no Brasil – Silvio Almeida

4-Racismo sistémico, o mito da igualdade

5- O que é o "racismo sistêmico"? Hélio Santos explica

6-TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RACISMO - AULA COM SILVIO ALMEIDA!

7- https://agencia.fapesp.br/escalada-de-violencia-racial-convive-com-racismo-sistemico-mais-sutil-e-silencioso-dizem-especialistas/39853/ 

8- RACISMO EM TRÊS DIMENSÕESUma abordagem realista-crítica

9- Racismo - Lélia Gonzalez - https://midianinja.org/estudantesninja/uma-reflexao-sobre-o-racismo-a-brasileira-autores-classicos-da-psicanalise-e-as-importantes-teorias-de-lelia-gonzalez/

10 - O racismo na ótica individual, institucional e estrutural 

11- https://webstories.generonumero.media/racismo/racismo-a-brasileira/



quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Atualizando os fundamentos e práticas da Cibercultura

Para atualizar meu texto sobre Cibercultura, estou tomando como referências básicas dois livros dos mais recentes de Lúcia Santaella: o Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet (2021) e o Neo-humano: a sétima revolução cogniitva do sapiens. 

Em relação aos fenômenos, meu investimento está sendo no ativismo das ciberfeministas nas redes sociais e a luta antirracista.

Alguns links importantes:

1- Paulo Gustavo cede seu perfil no Instagram para Djamila Ribeiro: 'Entender o racismo no país é nossa responsabilidade política'



sábado, 7 de janeiro de 2023

Na minha itinerância, o cabelo e a pele: um encontro com Giovana Xavier

Fui apresentada por Edméa Santos a Giovana Xavier e mais especificamente ao seu livro História Social da beleza negra, afirmando ela que este seria uma leitura importante para meu processo formativo. Comprei o livro e fiz uma leitura rápida em 2021. Hoje, indo e vindo na escrita da minha itinerância, texto que abre o texto final do meu pós-doc, lembrei do que li no livro e resolvi retomá-lo, assim como buscar outros artigos da pesquisadora. Dois momentos da minha história de vida me levam até os seus escritos,  meu processo de transição capilar e a minha tristeza quando olho para fotos minhas participando de um desfile para uma loja de roupas femininas de uma amiga em 1995, em que vejo meu rosto totalmente branco, por uma maquilagem que deveria ser própria para pessoas de pele clara.

O que li e vi:

Domando os fios e civilizando os corpos: a construção da beleza afro-americanaem alguns jornais e revistas negros de Chicago no pós-abolição (1918-1922)

GRUPO INTELECTUAIS NEGRAS UFRJ: A INVENÇÃO DE UMA COMUNIDADECIENTÍFICA E SEUS DESAFIOS

Como me tornei #dotorainspiraçãoe o brinco de Ewá

domingo, 1 de janeiro de 2023

Posse de Lula


Lula recebeu a faixa das mãos do povo!!! Quanta representatividade!!!! Que emoção!! Imagens que vão ficar na nossa memória.