No sábado (30/07), Titi e Bless, filhos do casal de artistas Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso, sofreram ataque racista de uma mulher branca em uma praia em Portugal. Um vídeo em que mostra a Gio defendendo seus filhos viralizou na internet. O casal esteve no Fantástico para fazer um depoimento e conversar sobre o ocorrido. Os atores, ao relatar os fatos, cita uma família de turistas angolanos que estavam no mesmo local e também foram atingidos pela ação racista da mulher. Eles refletiram sobre o privilégio de pessoas brancas e da dificuldade de pessoas pretas se defenderem, combaterem pessoas brancas. Giovana chama a atenção:
“Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair com a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio”.
Bruno apoiou a mulher, concordando com sua fala e disse, defendendo sua esposa: “Minha mulher não agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor".
Várias mensagens no Instagram e demais redes sociais de apoio a família, muitos intelectuais que estudam sobre o assunto se manifestaram.
Maju perguntou a Carla Akotirene (doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos da UFBA) se essa atenção toda seria dada se o mesmo caso tivesse ocorrido com pais pretos de crianças pretas? . Ela respondeu que "diariamente, homens negros e mulheres negras, que são chefes de família, tentam defender seus filhos e, ainda assim, são criminalizados."
A mulher que fez o ataque racista foi presa (após Bruno chamar a polícia) e logo depois foi solta. O casal abriu um processo contra ela. Dependendo de como a corte portuguesa enquadrar, a mulher pode pegar uma pena de 6 meses a 5 anos de prisão.
Carla Akotirene fez uma postagem em seu Instagram:
Cris Guterres, apresentadora do Programa Estação Livre da TV Cultura e colunista de Universa, mulher negra e mãe de um filho também negro, disse ao Universa Uol, que, "ao contrário da Giovanna, nunca poderia ter uma reação tão forte frente a ataques raciais, pois o racismo estrutural não permite. Em vez de só defender seu filho, ela diz, possivelmente os dois acabariam detidos se agredissem uma pessoa branca que teve uma atitude racista com eles.... " Em seu Instagram, ela faz uma crítica as manisfestações das pessoas ao caso Titi e a desatenção a pessoas pretas e pobres que passsam pela mesma situação:
Na segunda (01/08) pela manhã, no Programa de Ana Maria Braga, enquanto se fazia uma discussão sobre o racismo sofrido por Titi e Bless, foi exibido um video de macacos. Ela se desculpiu pelo equivoco imperdoável e demitiu a pessoa responsável pelo ocorrido.LINKS DAS FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário