terça-feira, 2 de agosto de 2022

Últimos acontecimentos sobre racismo: filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

No sábado (30/07), Titi e Bless, filhos do casal de artistas Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso, sofreram ataque racista de uma mulher branca em uma praia em Portugal. Um vídeo em que mostra a Gio defendendo seus filhos viralizou na internet. O casal esteve no Fantástico para fazer um depoimento e conversar sobre o ocorrido. Os atores, ao relatar os fatos, cita uma família de turistas angolanos que estavam no mesmo local e também foram atingidos pela ação racista da mulher. Eles refletiram sobre o privilégio de pessoas brancas e da dificuldade de pessoas pretas se defenderem, combaterem pessoas brancas. Giovana chama a atenção:

“Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair com a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio”.

Bruno apoiou a mulher, concordando com sua fala e disse, defendendo sua esposa:  “Minha mulher não agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor".

Várias mensagens no Instagram  e demais redes sociais de apoio a família, muitos intelectuais que estudam sobre o assunto se manifestaram.

Maju perguntou a Carla Akotirene (doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos da UFBA) se essa atenção toda seria dada se o mesmo caso tivesse ocorrido com pais pretos de crianças pretas? . Ela respondeu  que "diariamente, homens negros e mulheres negras, que são chefes de família, tentam defender seus filhos e, ainda assim, são criminalizados."

A mulher que fez o ataque racista foi presa (após Bruno chamar a polícia) e logo depois foi solta. O casal abriu um processo contra ela. Dependendo de como a corte portuguesa enquadrar, a mulher pode pegar uma pena de 6 meses a 5 anos de prisão.

Carla Akotirene fez uma postagem em seu Instagram:

"Ser preto, traduz no imaginário racista a ideia de família desestruturada.
Na cabeça do racista a gente está impedido de sorrir ou de cogitar o futuro em sua abundância. Porque o Racismo, ataca a noção de humanidade. A proteção social aberta a todas as crianças, é interditada pelo marcador de raça. Hoje, as filhes de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, crianças pretas, sofreram Racismo em Portugal, na oportunidade em que estavam ali, na companhia de uma comunidade de angolanos. 
As crianças foram chamadas de “pretos imundos”; Foram insultadas, sob pedidos de “voltem logo pra África.” O racismo é tecnologia de desumanização, exatamente por enxergar quem é o outro que não deve ser visto, tratado e recepcionado como pessoa, como criança... Meninas pretas, meninos pretos, são apenas menores de idade. Crianças são brancas!!! Pelo dia, peço às grandes mães um ebó de desagravo, um itan de lágrimas que ressoe arrancando a paz e liberdade da racista. O europeu em seu delírio de superioridade e supremacia branca, tem condições de atacar a gente em quaisquer lugar do mundo e por mais que sejamos filhos de pessoas brancas hegemônicas. Presto solidariedade."

Cris Guterres, apresentadora do Programa Estação Livre da TV Cultura e colunista de Universa, mulher negra e mãe de um filho também negro, disse ao Universa Uol, que, "ao contrário da Giovanna, nunca poderia ter uma reação tão forte frente a ataques raciais, pois o racismo estrutural não permite. Em vez de só defender seu filho, ela diz, possivelmente os dois acabariam detidos se agredissem uma pessoa branca que teve uma atitude racista com eles.... " Em seu Instagram, ela faz uma crítica as manisfestações das pessoas ao caso Titi e a desatenção a pessoas pretas e pobres que passsam pela mesma situação:

Na segunda (01/08) pela manhã, no Programa de Ana Maria Braga, enquanto se fazia uma discussão sobre o racismo sofrido por Titi e Bless, foi exibido um video de macacos. Ela se desculpiu pelo equivoco imperdoável e demitiu a pessoa responsável pelo ocorrido.

LINKS DAS FONTES:

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2022/07/31/racismo-nao-me-permite-ter-reacao-de-giovanna-diz-colunista-de-universa.htm?cmpid=copiaecola

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/07/31/giovanna-ewbank-sobre-ataque-racista-sofrido-pelos-filhos-teria-essa-atencao-toda-se-fossemos-pais-pretos-de-criancas-pretas.ghtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário