quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Disciplina Produção de conhecimento na contemporaneidade: Aula de hoje e encaminhamentos para a próxima

No nosso encontro de hoje foram compartilhados alguns (diários) jornais de pesquisa. Tivemos a oportunidade de refletir sobre planejamento e interfaces para publicação dos diários, junto com os elementos da rede da criação de pesquisadores e pesquisadoras que pode ser disponibilizada nesse dispositivo de pesquisa. Conversamos sobre recursos educacionais abertos, pensando nas imagens, audios e videos que fazem parte das nossas narrativas, além das possibilidades de licenciamento dos nossos diários através das licenças creative comonns, para usos de outros pesquisadores que teham interesse no tema, garantindo a nossa autoria.

Para a próxima aula, convidamos todos, todas e todes para um aprofundamento sobre as pesquisas e a produção do conhecimento. Nesse primeiro momento, estudaremos o livro A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares em ciências da educação, de Roberto Sidnei Macedo. Como ponto de partida, propomos a leitura dos textos iniciais (páginas 9-58). Propomos que os estudantes busquem dialogar com os textos,  se perguntando, entre outras questões:

  • O que aprendi, enquanto pesquisador/pesquisadora com as ideias dos autores? Qual a relação com a minha pesquisa?;
  • Quais foram as minhas inquietações diante do que li?;
  • O que gostaria de saber mais?
Pedimos que postem suas reflexões nos seus respectivos portfólios.

No dia 13/10, faremos uma roda de conversa sobre estes textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário