quarta-feira, 8 de junho de 2022

Cerimônia de abertura do Projeto de ensino híbrido para a rede Cuni



Hoje foi o dia do lançamento do projeto de ensino híbrido para a rede de Colégios Universitários da UFSB. Apesar de estar de licença para o pós-doc, não podia rejeitar o convite de fazer a mediação desse momento. Sei da importância desses colégios para a formação dos sujeitos, estudantes trabalhadores, que moram nos municípios dos arredores dos campi-sedes da UFSB, pois não precisam se deslocar de seus locais de origem para ter acesso a universidade. Nesse contexto, vejo a potência das tecnologias digitais em rede.

Milena Magalhães foi a mestre de cerimônia. Fez uma fala inicial, em seguida foi Francesco. Valeska fez uma breve fala sobre a produtora que está responsável pela produção do material. Gabriela Rodella apresentou a proposta e a equipe. Por fim, foi proferia por Edméa a conferência O ensino híbrido na educação superior, mediada por mim.


Para provocar a discussão, levantei algumas questões:

  • O que vc entende sobre ensino híbrido? Quais as diferenças, pontos em comuns com a EAD, Educação online, ensino remoto ou qualquer outra modalidade de educação mediada por tecnologias digitais em rede? 

  • O que a Cibercultura, a cultura contemporânea, pode nos apontar como princípios/concepções/práticas/conteúdos para se pensar o processo de ensino e aprendizagem? 

  • Quais são os desafios postos para docentes e estudantes?

  • Enfim, o que vc deixa como potencialidades para a comunidade UFSB?


Entre os vários pontos significativos tocados por Edméa, destaco aqui o que está diretamente relacionado a minha pesquisa nesse momento: pensar nos atos de currículos para a formação inicial e continuada de professores em tempos de cibercultura. Não dá mais para pensar práticas pedagógicas sem inclusão digital, sem apropriação das formas de comunicação existentes nos diferentes espaços do ciberespaço, mas principalmente não dá mais para não inserir nas redes educativas uma formação/uma educação antirracista e decolonial.




Disponível em: https://youtu.be/MqnsIMCjVQ8


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