quinta-feira, 7 de julho de 2022

A conferência na UAB-PT

Ontem (às 18:00 h em Portugal e 14 h no Brasil) proferi a conferência intitulada O "diário-jornal" de pesquisa como criação de redes na Universidade Aberta de Portugal. Iniciei minha fala contextualizando tal dispositivo, ou seja a minha narrando um pouco a minha pesquisa do pós-doc. Nesse primeiro momento, expliquei o que entendo por dispositivo, apresentei a fundamentação teórica, problematizei o uso do nome Jornal de Pesquisa (JP) e não diário de pesquisa, diferenciando-os. Em seguida, falei sobre a contribuição da prática de escrita do JP na formação da pesquisadora e razões para fazê-la. O segundo momento da minha fala foi destinado para a apresentação das características e os pressupostos do JP online. Por fim, dei sugestões de como elaborar tal dispositivo, utilizando a interface blog.

A conferência foi mediada pela professora Lina Morgado (UAB-PT). Houve interação com os participantes. Entre as provocações, emergiu uma preocupação com a publicização do dados da minha pesquisa no JP antes de ser publicada em livro ou artigo, pois posso correr o risco de apropriação por outros interessados na temática. Ficou esclarecido que isso seria plágio, caso não houvesse autorização da autora do JP. Outra questão foi relacionada a ética, a autorização de uso de dados das praticantes culturais, das professoras, sujeitos da pesquisa. Expliquei que houve uma conversa entre mim e elas, comunicando-lhes sobre minha pesquisa e que faria uma live com cada uma delas para uma conversa sobre as suas respectivas redes de criação. (até o momento, só foi realizada uma com a professora Edméa Santos. As próximas estão previstas para acontecerem ainda em julho ou agosto). Foi dito também que o conteúdo das publicações no meu JP, em relação a elas, é apenas relacionado ao que elas publicam em suas redes sociais (que são públicas), com as devidas citações, mas especificamente, links de lives e entrevistas, microvideos no youtube, divulgação de artigos e livros.

Tive um retorno dos participantes da atividade como positivo, a partir de feedbacks recebidos (infelizmente, através do meu whatsapp. Como troquei o celular na viagem, meus dados foram perdidos, pois não consegui fazer um backup).


Nenhum comentário:

Postar um comentário