Hoje, participei da ofina Produção de vídeos no contexto da cibercultura, de 08:00 às 10:00, ministrada por Lilian Morgana Alves Silva – UERJ/FEBF Rebeca Brandão – UERJ Yasmin do Nascimento Viana– UERJ/FEBF.
Ementa
Objetivo(s)
Refletir sobre as potencialidades da produção de vídeos na construção de ambiências formativas no contexto da cibercultura; Conhecer a estrutura básica de um roteiro para um vídeo formativo; Articular narrativa, imagem, sons na produção de vídeos com conteúdos pedagógicos; Refletir sobre a produção de vídeos, as redes educativas e suas possibilidades na construção de ambiências formativas no contexto da cibercultura; Estruturar um desenho formativo a partir da produção de vídeos.
Metodologia/avaliação
Foi proposto aos participantes uma roda de conversa, na qual as mediadoras apresentaram trechos de vídeos e imagens selecionadas, possibilitando a discussão e reflexão coletiva sobre a produção de vídeos no contexto da Cibercultura. A seguir, foi apresentada uma possibilidade de roteirização e, a partir do tema escolhido pelo grupo, foram elencadas possibilidades de construção de desenho formativo interativo. A avaliação da oficina foi uma construção coletiva do roteiro e do percurso formativo.
Referências
ALVES, Nilda. Redes Educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: Lucíola Santos; Ângela Dalben; Júlio Diniz, Leiva Leal. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade. 66ed.Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2010, v. 1, p. 1-49.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano - vol. 1 - artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
DE CASTRO, Luiz Henrique Monteiro; SANTOS, Rosemary dos. Ambiências formativas em tempos de novas educações: o que aprendemosensinamos com a pandemia. In Revista Interinstitucioinal Artes de Educar. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52284 >
MACHADO, Arlindo. O Sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário